Marcas

           
                            

Studiomaster

O mercado de equipamentos para live sound teve início com a fabricação de sistemas de P.A. capazes de oferecer alta qualidade na arte de reproduzir música para grandes plateias.

Voltando para o ano de 1976, a empresa chamada RSD (Recording Studio Design) sediada na área rural da Inglaterra foi a primeira a desenhar e construir amplificadores para este tipo de finalidade. Os desafios foram muitos, mesmo porque a empresa composta por jovens empresários tinha por objetivo levar para as grandes plateias a qualidade sonora produzida em ambiente de estúdio – daí o nome RSD.

O processo de busca por algo estupendo resultou no lançamento do RSD 800B, um amplificador robusto com 800 watts por canal. O RSD foi apresentado ao mercado e rapidamente difundido para uso em arenas e grupos como Pink Floyd. O RSD 800B possibilitou que bandas viajassem com os amps em suas bagagens, e assim pudessem levar o padrão de qualidade de seus shows aonde quer que fossem realizados.

A partir de então muitos outros passaram a ser desenvolvidos, como a primeira console compacta para monitoração e o primeiro mixer com 8 Bus para gravação em home studio – desenvolvidos para serem utilizados junto aos gravadores de fita de rolo -, conhecido por Studiomaster 16-8.

Como divisor de águas, a console Studiomaster16-8 foi o primeiro produto que levaria o novo nome da empresa, ou seja, Studiomaster, com sede na cidade de Luton, onde permaneceu por muitos anos.

UK1

Durante as décadas de 80 e 90 o novo departamento de engenharia continuou seu compromisso com projetos inovadores, seja com grandes estúdios de gravação ou mesmo para atender a músicos milionários em ascensão. Mais e mais produtos inovadores continuaram a ser desenvolvidos, como o primeiro mixer com 4 buss, desenhado como sub-mixer para bandas com muitos teclados – com seus racks de synths, sequencers e baterias eletrônicas – , como também para uso de produtores, que em home studio utilizam multipistas de 4 canais.

Em meio a esse cenário que foi ‘inventado’ o primeiro mixer amplificado, que passou a ser o produto ‘assinatura’ da Studiomaster, consagrando a empresa no mercado de áudio profissional. O mixer Studiomaster 8-2 reuniu os melhores recursos desenvolvidos pela empresa, ou seja, a portabilidade de um mixer profissional de alta qualidade com potência integrada. Assim criado o conceito de PA in-a-box, restando apenas conectar caixas acústicas ao Studiomaster 8-2 para que um sistema completo de P.A. entrasse em ação. Os mixers compactos e amplificados conquistaram o mundo, seja em espaços como casas noturnas ou nos estúdios de ensaio.

Com automação MIDI disponíveis em consoles para home studio e muitas outras inovações a companhia consagrou-se, definitivamente, e a Studiomaster passou a ser uma referência no mercado de áudio profissional.

A Studiomaster, lenda na indústria Inglesa continua investindo pesado em pesquisas e inovações e é parte de um dos maiores grupos fabricantes de áudio profissional do mundo.

digilive

De 1976 para cá, muita coisa tem mudado no mercado de áudio profissional, mas a Studiomaster continua exatamente com a mesma filosofia empregada décadas atrás, ou seja, investir é importante, mas ter idéias originais…é indispensável.